O sistema de cotas do PROUNI 2022 é uma iniciativa do Governo para auxiliar alunos de determinadas raças ou situação financeira, assim, os estudantes poderão concorrer às vagas. Devido ao estilo de vida, muitos candidatos que não têm a mesma base de estudo que os demais, por isso, são classificados como cotistas. Continue lendo para saber como funciona as cotas do PROUNI 2022!
GUIA DE CONTEÚDO
PROUNI 2022
O Programa Universidade para Todos é ideal para quem sonha com a graduação, afinal, quem não sonha em ganhar uma das bolsas do PROUNI 2022?
No PROUNI é possível se candidatar como cotista, assim, o aluno em questão enfrentará uma disputa justa.
Se ainda não conhece nada sobre o PROUNI, você precisa entender o seguinte:
- O programa concede bolsas de estudos parciais (50%) e integrais (100%);
- Só poderá se inscrever no PROUNI os alunos que participaram do ENEM;
- Apenas quem está nas condições de cotistas ou baixa renda poderá se inscrever.
É extremamente importante entender as regras do programa, assim, não terá problemas para se inscrever. Saiba que no ato de inscrição, você terá que escolher duas opções de cursos para disputar.
Nas opções de cursos do PROUNI 2022 para se candidatar fique atento a seguinte dica:
- Escolha como primeira opção o curso mais desejado, porque se você passar nas duas opções o sistema selecionará a 1ª opção de curso. Então, cuidado na hora de escolher as opções de cursos.
Sistema de cotas
O sistema de cotas é uma forma de dar aos alunos a oportunidade para disputar as vagas de forma justa, ou seja, cotistas só disputam com cotistas.
O sistema de cotas do PROUNI são destinadas aos seguintes perfis de candidatos:
- Indígenas;
- Pardos;
- Pessoas com deficiência;
- Negros.
Quem tem direito as Cotas do PROUNI?
Só terá direito as cotas do PROUNI 2022 aquelas pessoas que cumprirem o requisito, afinal, esse é um sistema que concede condições justas de disputa.
O grupo de alunos cotistas serão os negros, indígenas, pardos e deficientes, assim, esses perfis disputarão as vagas entre si.
Para entender melhor, você precisa ver o exemplo fictício:
- Eudora é negra e de baixa renda, por isso, a mesma está no grupo de cotistas do PROUNI. Assim que as inscrições PROUNI 2022 se abriram, a mesma escolheu duas opções de cursos, porém, na condição de cotista. Em contrapartida, a quantidade de vagas é menor do que na ampla concorrência, então, Eudora ficou pensativa sobre suas chances de conseguir a bolsa pela nota do ENEM. Mas o que a mesma deve entender, é que disputará com outros cotistas, dentre eles, o Clint que é deficiente e fez o ENEM.
A concorrência não diminui para os cotistas, mas, é uma disputa justa de acordo com seu perfil de estudante.
Sobre as vagas
A quantidade de vagas PROUNI 2022 para cotistas no PROUNI irá depender da quantidade de alunos nessa posição, por isso, elas variam de um estado para o outro.
As bolsas destinadas a pretos, pardos e indígenas é proporcional à representação dessa população em cada estado, de acordo com o mais recente censo do IBGE.
Fonte: Guia da Carreira
Como funciona as cotas do PROUNI 2022?
Poderá concorrer como cotista o candidato que estiver dentro dos requisitos de renda familiar mensal, mas, como indígena, pessoa com deficiência, preto e pardo. Veja como funciona as cotas do PROUNI 2022!
Só poderá se candidatar ao sistema de cotas:
- Alunos que não possuem diploma de nível superior;
- Quem fez o ENEM e teve como nota mínima 450 pontos e não zerou a redação;
- Alunos que fizeram o ensino médio em escola pública, além disso, quem foi bolsista em escola particular;
- Professores da rede pública, mas, precisam ser integrantes do quadro permanente de funcionários.
Agora você já sabe como funciona o sistema de cotas do PROUNI, então, se auto avalie e veja se pode concorrer às vagas.